Fitoterapia


AÇÕES DESENVOLVIDAS SISTEMATICAMENTE:

Oficinas de Plantas Medicinais:
Atividade de educação popular desenvolvida em cada um dos Centros de Saúde interessados, tendo os agentes comunitários de saúde e comunidade como público-alvo.
A dinâmica consiste em os participantes trazerem para a oficina as plantas que costumam utilizar e então inicia-se uma conversa sobre os nomes e uso populares, indicações e outras observações necessárias ao uso racional.
Em cada oficina amplia-se o debate e o número e periodicidade das oficinas é definido pelos próprios participantes.

Fitoterapia: Reconhecendo as Plantas Medicinais:
Curso teórico e prático, desenvolvido pela CPIC em parceria com o Horto Didático da Universidade Federal de Santa Cataria, cujo objetivo é discutir o uso popular e científico das plantas medicinais, facilitando o reconhecimento das potencialidades e aplicabilidade na prática clínica.
Trata-se de um curso de 60h para profissionais de nível superior das unidades de saúde “PIC-Floripa”.
O programa inclui: Introdução ao uso popular de plantas medicinais. História de uso. Cuidados gerais. Ação farmacológica e metabólitos secundários. Modos de uso (infusão, decocção e tintura). Interações medicamentosas. Plantas e gestação. Toxicidade. Estudo de 20 plantas medicinais (mil folhas; boldo; erva cidreira; erva doce; tansagem; erva baleeira; arnica; marcela; camomila; espinheira santa; alfavaca; poejo; guaco; calêndula; aloe; alecrim; cipó mil homens; guaçatonga; mastruço; hortelã; maracujá). Memento Terapêutico.

Horta medicinal:
Apoio na construção de hortas medicinais e vasos medicinais nas unidades de saúde.