Acupuntura /MTC

AÇÕES DESENVOLVIDAS SISTEMATICAMENTE:

Treinamento Básico em Técnicas de Acupuntura para Médicos da APS:
Curso teórico e prático, desenvolvido pela CPIC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo é apresentar a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a acupuntura e sua fundamentação “teórica” e capacitar médicos de Saúde da Família para uso de algumas técnicas e pontos  da MTC/Acupuntura em situações comuns na APS
Trata-se de um curso de 80h para médicos das unidades de saúde “PIC-Floripa”.
O programa inclui: Introdução aos princípios e teorias gerais da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura. Princípios e modalidades de diagnose e terapêutica. Treinamento básico prático em agulhamento e complicações. Pontos básicos para uso na Atenção Primária à Saúde pelo médico geral.

Treinamento Básico em Auriculoterapia
Curso teórico e prático, desenvolvido pela CPIC, cujo objetivo é apresentar a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a auriculoterapia, capacitando profissionais de nível superior para uso da técnica de auriculoterapia como recurso terapêutico complementar no cuidado à saúde na rede municipal de saúde de Florianópolis.
Trata-se de um curso de 8h que tem como público-alvo os profissionais de nível superior das unidades de saúde PIC-Floripa.
O programa inclui: Introdução aos princípios e teorias gerais da Medicina Tradicional Chinesa/Auriculoterapia. Estudo da anatomia e pontos auriculares. Bases da terapêutica e sugestão de protocolos de tratamento

Capacitação em Facilitadores de Automassagem:
Curso teórico e prático, desenvolvido pela CPIC, cujo objetivo capacitar profissionais de saúde para a implantação de técnicas de automassagem como recurso terapêutico complementar, especialmente nos grupos terapêuticos já existentes nas unidades de saúde.
Trata-se de um curso de 08h que tem como público-alvo os profissionais que conduzem grupos nas unidades de saúde PIC-Floripa.
O programa inclui: Introdução aos princípios e teorias gerais da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura. Princípios e modalidades de diagnose e terapêutica. Microsistemas e tratamento reflexo. Treinamento básico prático em automassagem e reflexologia. Sugestões de aplicação.